segunda-feira, 28 de junho de 2010

Consumo Consciente, uma necessidade.

    Em 2050, você vai ter água para beber? Não sabe? E o que você faz hoje, para que não falte água no futuro? Segundo dados da revista Planeta de março/2010, a população mundial poderá chegar a 10 bilhões até 2050.
   Hoje, 1,8 bilhão de crianças morrem anualmente no mundo, devido à contaminação da água e a falta de sanemento básico, dados do Unep Brasil. Assustador! Se a população atingir o patamar de crescimento que se espera hoje, em 2050, pelo menos 45% da população mundial poderá sofrer com a falta de água potável. Claro que a tecnologia poderá minimizar esses problemas, mas em geral as novas tecnologias custam muito caro, e nem todos irão ter acesso aos benefícios.                     
    Consumir Conscientemente é o primeiro passo para evitar a escassez. E para que pequenas atitudes de economia no dia-a-dia surtam grandes efeitos, cada vez mais pessoas precisam estar dispostas a ajudar e fazer a sua parte.
   Sem água não há vida, mas economizar apenas água não é suficiente. o uso racional tem que se estender às outras coisas que compramos e consumimos. Consumo Consciente é comprar apenas o que é necessário, usar de modo correto pelo maior tempo que for possível e descartar de modo a permitir e reutilização ou reciclagem do material. 
   Afinal, você sabe o que os produtos que você compra / consome exigem do meio? Não é à toa que se fala em cadeia produtiva. 
   Pense em um produto... 
  Agora, pense nas matérias primas que foram extraídas da natureza para que ele fosse fabricado. Depois, foi trasnportado, gases tóxicos e partículas sólidas foram lançados no ar. Na fábrica, energia foi gasta para isso, água e tantos recursos de acordo que foi necessário para que o produto final estivesse completo. Cada produto tem um ônus para o meio ambiente, por menor que seja e por mais insignificante que ele pareça. Então antes de comprarmos alguma coisa, precisamos nos perguntar se aquilo é realmente necessário. Combater os desperdícios é fundamental.   
  A população mundial não para de crescer e nem os problemas. Não é preciso muito para enxergarmos isso. Veja como está o tempo, completamente desregulado. Chuvas excessivas causando mortes em alguns lugares, secas e calor absurdo em outros. Tornados, ciclones cada mais frequentes onde não eram comuns. Enchentes devastando cidades em todo o mundo.
  Não podemos começar a agir apenas quando a nossa vida passar a ser afetada de modo insuportável. Será tarde demais. Antes de chegarmos a um ponto sem retorno, precisamos mudar nossas atitudes, principalmente nosso modo de consumir.
   Triste pensar que ao invés disso, tem gente cortando árvores sem necessidade, lavando calçadas com mangueiras, jogando lixo na rua, queimando florestas. Vamos ter que pagar a conta por isso...
   Pense a respeito! Mesmo pequenos esforços, quando multiplicados, surtem grandes efeitos. Além disso, cabe a nós, consumidores, escolher os produtos que agridem menos o meio ambiente, escolher aqueles cujas empresas se comprometem em reparar os danos causados... E cobrar das que não tem essas atitudes para que passem a fazê-lo.
      Mudar de atitudes é uma questão de sobrevivência!             

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vídeos no Power Point

Post especial para minha tia!
Espero que esteja lendo, rsrsrs....
Vou fazer uns posts com umas dicas sobre como usar melhor alguns programinhas do computador, afinal, meu blog tem leitores que pediram isso, muito, muito chique!  \o/

Bom, a coqueluche das apresentações de hoje, é o power point. E o interessante é usar esse recurso de um modo inteligente, com links para vídeos, imagens e sites.
Afinal, ninguém merece apresentações com textos enormes, letras pequenas e muita leitura de slides... dá muuuuito sono, é muuuuuito chato.
Então, vou dizer como faço para adicionar vídeos a uma apresentação de power point. Caso alguém saiba de outro jeito, por favor, conte-nos!

Para se adicionar um vídeo, ele precisa ser salvo no computador. Alguns, como os de locadoras, tem proteção contra isso, então não dá! 
Mas se conseguir salvá-lo no computador, é preciso cortar o vídeo, ou seja, deixar somente o trecho desejado, com o uso do Windows Movie Maker ou programa similar, porque quando for adicioná-lo à apresentação ele já deve estar certinho...

Caso já tenha o trecho que quer exibir, é só ir em Inserir > Vídeo. 
Ah! Para que ele funcione, vídeo e apresentação devem ser salvos na mesma pasta! *Cuidado ao mover para pen drives e análogos, para que eles não percam a ligação. É bom testar antes!*

Mas, se não der para cortar o vídeo, uma dica é deixá-lo minimizado e pausado no ponto que quer começar a passar. Assim, quando quiser, é só minimizar a apresentação, passar o vídeo e depois voltar para o power point. Fica bem mais fácil e a apresentação não perde o charme.

É isso aí!
Beijos :*

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Transgênicos nas prateleiras.


Outro dia me deparei com um produto transgênico aqui em casa e me dei conta de que essa informação tinha  passado despercebida na hora da compra.  
Por isso, fica o alerta: observe melhor os rótulos do que está consumindo! 
Produtos contendo OGMs (organismos geneticamente modificados)  devem ser identificados. O símbolo que deve constar na embalagem é o seguinte:
O símbolo é acompanhado de uma frase do tipo: "Pode conter ingrediente transgênico", ou "Produzido a partir de ingreditente transgênico" .
Observe bem a embalagem antes de comprar, o símbolo é pequeno e bem discreto. Na pressa, pode passar despercebido, o que não é interessante, porque cabe a nós o direito de escolher se queremos comprar OGMs ou não! 
E ainda, fique de olho naquelas marcas que costuma compra sempre, há muito tempo. Como já estamos habituados com elas, é mais fácil de não prestarmos a devida atenção!