Aprendi essa técnica de memorização com minha professora de alemão e achei super bacana. Espero que seja tão útil para vocês quanto é para mim.
Vou colocar primeiro os materiais que são necessários, e depois explicar como funciona. Não pare de ler! Precisa de pouquíssima coisa!
Os materiais:
1 - Uma caixa com divisórias. Pode ser de madeira, papelão, uma caixa de sapato ou o que você quiser inventar. O importante é que tenha 4 ou mais divisões, de preferência, a primeira deve ter um espaço maior que a segunda, a segunda maior que a terceira e assim por diante. Mas a minha tem espaços iguais e funciona bem.
2 - Papeis de um mesmo tamanho, nos quais você irá escrever as palavras que quer aprender.
O metódo funciona assim, escreve-se de um lado a palavra no idioma que está aprendendo, e no verso, a tradução dela.
Para começar, pegue todas as palavras que escreveu e coloque-as na primeira divisão da caixa. À medida que for lendo as palavras e acertando o que está no verso, mude-as para a divisão seguinte.
O grande lance está aqui: as da primeira divisão leia todos os dias. As da segunda, um dia sim, outro não. As da terceira, duas vezes por semana. E assim por diante. A frequência fica a seu critério. Mas o interessante é que as palavras que você já acertou, não precisa ler todo dia mais.
O espaço diferente nas divisões serve para que caibam mais palavras nas primeiras, onde provavelmente haverá uma quantidade maior de cartões.
Quando pegar um cartão e errar a palavra, ela volta para a primeira divisão. E faz-se isso até que ela chegue na última e você acerte, quando já deverá ter assimilado o significado dela.
Com base nessa ideia, dá para adaptar a técnica às suas necessidades. No alemão por exemplo, existem palavras femininas, masculinas e neutras. É dificíl memorizar corretamente o artigo da palavra, porque além de não termos no português o neutro, uma palavra feminina para nós pode ser masculina no alemão.
Por isso fiz os meus cartões com três cores diferentes. Rosa para as palavras femininas, azul para as masculinas e amarelo para as neutras. Também escrevo com cores de caneta diferentes. Isso me ajuda muito na memorização.
Cada pessoa tem um tipo de facilidade de aprender. Essa técnica é ótima para as pessoas visuais e também para as cinestésicas. Visuais são as que aprendem melhor quando leem, escrevem ou observam um desenho. E cinestésicas são as que através do tato conseguem fixar melhor as informações, nesse caso o contato com os cartões ajuda.
E aí, com base nessa ideia, cada um faz sua caixa e seus cartões da maneira que quiser. Eu coloco a palavra em inglês e em português de um lado e em alemão do outro. Daí treino o inglês também, para não esquecer com o tempo.
Descubra como aprende melhor e faça a sua!
Espero que seja útil, qualquer dúvida é só deixar um comentário que eu respondo.
Beijos ;*
Outra dica é montar frases c a palavra... aprender a contextualizá-la. -SY
ResponderExcluir!!
ResponderExcluirQue idéia hein... Além de facilitar a vida ainda consigo usar uma caixa de tênis, quer dizer, casinha ^^
Pra alemão eu faço correspondência com inglês, foi o jeito que me adaptei melhor =] mas to enferujado; ich sprich ein bisschen Deutsch, vergesse viele Worte (tive q procurar essa no dicionário, Worten é resposta hehehe)
Eu tenho memória fotográfica, mas não lembro o q tem escrito, problemão xD Lembro cores, horário q vi, onde vi, mas o escrito nao... faz parte ^^
Genial. Nada melhor do que repetir para o cérebro várias vezes até que ele não tenha outra alternativa senão aprender! hehe. Vou começar já após a primeira aula do próximo semestre letivo do curso de alemão. Parabéns!
ResponderExcluirEm alguns cartões eu monto frases também. Isso ajuda bastante!
ResponderExcluirÉ Guilherme, o bom é que não precisa de muita coisa para fazer a caixa...!
E bom é ir colocando as palavras do semestre mesmo, até as provas já estarão memorizadas!
=)