Outro dia estava conversando com a minha tia sobre o Sinapse e falei que os comentários, antes de serem publicados, vão para o meu e-mail. Escolhi essa opção para evitar que pessoas mal intencionadas postem conteúdo não apropriado ou ofensivo e até mesmo spams. O comentário vai para o e-mail do criador de blog, e ele pode aceitar e publicar o comentário, ou recusá-lo. Esse recurso se chama moderação.
Em uma brincadeira séria, ela me perguntou se esse não era o AI-5 da internet. AI-5, ou Ato Institucional Nº05 foi um dos decretos emitidos pelo regime militar no Brasil, na época da Ditadura Militar que garantia poderes extradiornários ao Presidente da República e suspendia diversos direitos estabelecidos pela Constituição.
O AI-5 foi, de modo muito simplificado, uma enorme restrição à liberade das pessoas. Era proibido contestar o Regime, e quem o fazia podia ser exilado, preso, torturado, ou até mesmo morto. Todos nós sabemos das coisas terríveis que aconteceram na época da Ditadura Militar no Brasil. Não vou me aventurar a escrever sobre esse assunto no momento, porque é muito sério e merece um bom aprofundamento.
Mas o que diferencia a moderação de comentários de um blog da moderação do livre pensamento e expressão das pessoas? Talvez seja apenas o nível de poder daqueles que instauram tais medidas. Eu não tenho a menor simpatia aos Regimes Totalitários ou Ditatoriais, acho que são abomináveis. Que fique bem claro!
Porém, quando optei por receber os comentários e visualizá-los antes, não me dei conta que esse é também um tipo de censura. Claro que não se compara ao AI-5, mas foi a partir desa brincadeira séria que eu comecei a refletir sobre o assunto.
Ter um blog é muito interessante, porque ao mesmo tempo em que estamos expondo ideias, recebemos o feed-back das pessoas. É muito bacana ver como diferentes pessoas reagem ao mesmo post, ler a contribuição de cada uma. Às vezes citando coisas novas, outras vezes lembrando de algo que acabei esquecendo de escrever, enfim, conversando de diferentes lugares do mundo.
Só falei da parte boa, não? Mas se as pessoas tem liberdade para escreverem coisas bacanas, elas também precisar ter o direito de criticar e falar mal. E existem aquelas que fazem isso com educação, e os que perdem os limites e mostram que não tem respeito.
De tal modo, percebi que a moderação de comentários, é uma forma de censura. Da mesma maneira que eu expresso aqui as minhas ideias, e não apenas aqui, mas quero esse direito garantido em nossa sociedade, os leitores devem poder fazê-lo sem que antes eu leia o que escreveram. Como o blog está visível em toda a internet, qualquer pessoa que desejar ler e comentar, que esteja à vontade.
Serão aceitos os comentários sem visualização prévia, apenas peço que não postem palavrões, ofensas à outras pessoas ou conteúdos violentos e pornográficos.
"A defesa legítima deve ser feita com o poder dos argumentos. Formas de inibição, são, em maior ou menor grau, restrições à liberdade"
Sim, pode parecer censura, depende do ponto de vista.. Mas acho que como se trata da internet, onde mtas pessoas escondem sua identidade, esse 'modo de agir' é válido..
ResponderExcluirCulpados? Talvez os ofensores anônimos e os spams que nada acrescentam aos comentários..
Minha visão é de que não caracteriza censura o ato de vc filtrar o que é comentário e o que não é =]
Toda questão tem vários lados, não é mesmo? Acho que a nossa pequena polêmica vale ainda alguma reflexão. E acho que todos têm um pouco de razão. A democracia é algo bacana quando é teoria, mas exige esforços para ser praticada.
ResponderExcluirNancy
Eu acho que todos têm direito de opinião, mas desde que devidamente identificados. O que a internet ainda permite é as pessoas fazerem muitos comentários e muitas ações sem estarem sujeitos às responsabilidades que são inerentes a qualquer atitude que alguém faça. A internet é uma "maravilha da sociedade moderna", mas ainda carece de muitos cuidados. Crime cibernético existe e é mais comum e mais variado do que todos nós podemos imaginar.
ResponderExcluirVisitem meu blog:
ResponderExcluirhttp://pontadepanqueca.blogspot.com/