domingo, 7 de fevereiro de 2010

Computador desligando ou reiniciando sozinho?

                                                                                                                                                                   
             Se o computador começa a desligar ou reiniciar sozinho, provavelmente a primeira coisa que se pensa é que ele está com vírus. Mas talvez não seja isso! Antes de ficar desesperado, termine de ler esse post  (:


            Os computadores tem sensores que medem a temperatura da placa mãe e do processador. Não sabe o que são essas coisas? Sem problema, basta entender que os sensores monitoram a temperatura desses dois componentes, para que eles não sejam danificados caso esquentem demais.


            O computador esquenta quando está em uso, é normal. Para controlar esse aquecimento, existem os coolers, geralmente dois, um para a placa mãe e outro para o processador. Eles são como dois pequenos ventiladores internos que retiram o calor da placa mãe e do processador por meio de convecção. Ou seja, movimentam o ar fazendo com que ele receba o calor dos componentes e assim os esfrie ( olha que chique, matéria de Tranferência de Calor do meu curso sendo usada! rsrs).


            Quando os componentes esquentam demais, o computador desliga ou reinicia. É uma medida programada para que o pc (do inglês - personal computer) não seja danificado. E aí vem a pergunta: Mas se existem os coolers, por que o computador esquenta mais do que deveria? Uma possibilidade é a de que os coolers estejam cobertos de poeira. A poeira forma uma espécie de manta em volta do cooler e não permite que o ar quente saia, assim ele não esfria o componente como deveria.


             Para resolver o problema, é só fazer uma limpeza e tirar o pó dos coolers. É bem fácil e você não gasta mandando o seu pc para o conserto. 
   1.     Desligue o computador da tomada e desconecte teclado, mouse, caixas de som, etc. Veja bem aonde cada um está conectado para recolocar depois. Perceba que devem haver cores diferentes para cada coisa, o que facilita muito a vida.      


   2.      Com uma chave de fenda apropriada, retire os parafusos que prendem a chapa lateral do gabiente.

Observe aonde estavam os parafusos
   3.       Retire a chapa lateral com cuidado para não machucar nem cortar os dedos. A minha por exemplo, tem uma determinada espessura, fazem isso para que não seja fina como uma lâmina. Mas não sei se todas são e não quero ninguém com o dedo machudado! Então cuidado!


             Agora poderá ver os componentes internos do seu computador. Observe o cooler. Ele está cheio de pó ? Se sim, é hora de limpar!


 Cooler da placa mãe empoeirado


Os dois coolers (sujos)

   4.       ATENÇÃO! Para retirar o pó, use um pano seco. Limpe cuidadosamente, não desconecte cabos internos e nem retire componentes. Pode usar um aspirador de pó para limpar, mas só se estiver certo de que não irá sugar nada do computador. Para tirar o pó dos coolers,  não é necessário desparafusá-los e nem retirá-los do lugar.


Cooler limpo e livre do pó


Antes


Depois


5.       Pó removido? É hora de recolocar a chapa do gabinete. Cuidado com os dedos.! Obsverve que existem uns ganchinhos na chapa, que encaixam no gabinete. Essa é a parta mais chatinha, encaixar bem os ganchinhos. Encaixe primeiro os de baixo, depois os de cima, e daí empurre a chapa para o lado. Pronto! Pc vestido novamente.


Encaixes

 
Ganchos



        6.       Reconecte o teclado, o mouse, etc. Ligue o computador e aproveite! 
              Espero que tenham gostado do post e que tenha ficado fácil de entender. Gostaria muito da opinião de vocês sobre isso. Mãos à obra! Quaisquer dúvidas, podem deixar nos comentários que eu respondo!

              Beijos :* 


                                                                                                                                                                   

6 comentários:

  1. Aliás, usar uma escova de dentes ou cotonete para limpar é interessante também, especialmente para quem, como eu, tem mãos grandes. Porém, usualmente desmonto o cooler pois a poeira "ruim" está no bloco de alumínio, e essa não tem como tirar com um pano seco ou sem separar a fan (ventilador) do resto. É também recomendável trocar a pasta térmica (material que vai entre o processador e o cooler) quando só limpar ele não resolver, o material em si é barato, o problema é ter cuidado suficiente para trocar isso sem causar danos estruturais ao equipamento.

    ResponderExcluir
  2. Perdi meu emprego!! :)

    Timmer!

    ResponderExcluir
  3. acho mais facil voce desparafusar os coolers e passar um aspirador de pó neles..
    como o amigo ai em cima disse, eh importante trocar a pasta termica geralmente quando c faz essa limpeza no computador, logico nao precisa trocar a cada mes...

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, que bacana as opiniões e dicas!
    Eu havia escrito no post que a limpeza melhoraria o processamento do pc, foi a impressão que tive, porque ele ficou aparentemente mais rápido!
    Mas aí o Rodrigo escreveu "Só uma engenheira mecânica mesmo pra acreditar que limpar melhora o processamento, hehehe..."
    Bom, aí fui me informar com um especialista em pcs e ele disse que foi uma falsa impressão mesmo.
    Então já corrigi o post =)
    Obrigada pelo alerta!

    Timmer, não vai perder o emprego não, tá loooonge disso, rsrsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. amigaaaaaaa
    adoooooooooooooooooooooooooooro esse seu blog! sempre util!
    =)
    beijos Natiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  6. Hm, houve um mal entendido na interpretação do meu primeiro post (apagado).

    As palavras que usei foram "...para 'aceitar' que limpar melhora a 'performance'...". Nesse caso, sim, limpar os componentes do cooler melhora a performance deles (e do computador) _sempre_. Minha intenção era elogiar, porque muita gente pensa que cooler de computador é como ventilador de boteco: ter poeira no máximo deixa feio. Porém, o que acontece é um esforço cada vez maior dos componentes para conseguir resfriar o cpu, o que desgasta mais o material, consome mais energia e, consequentemente, reduz sua vida útil.

    Quanto ao processamento, ele, _também_, é afetado pela temperatura de funcionamento do cpu. Afinal, é só lembrar que quanto maior a temperatura de um material, menor é sua condutividade. É por isso que materiais supercondutores funcionam em temperaturas próximas a zero Kelvin. Essa diferença é quase imperceptível no uso cotidiano devido ao pequeno gradiente térmico (usualmente entre 35~70 graus Celsius), contudo, em aplicações onde processadores estão sob alta carga e/ou operando em frequências e voltagens maiores que as seguras (overclocking), o gradiente tende a ser muito maior, necessitando de sistemas de resfriamento mais eficientes, como por exemplo nitrogênio líquido.

    Entendo que seja natural confundir processamento com performance mas, se considerar cada componente do computador, a performance individual de cada um contribui diretamente no funcionamento do todo.

    Enfim, espero que tudo tenha sido esclarecido. =]

    ResponderExcluir