Em 2050, você vai ter água para beber? Não sabe? E o que você faz hoje, para que não falte água no futuro? Segundo dados da revista Planeta de março/2010, a população mundial poderá chegar a 10 bilhões até 2050.
Hoje, 1,8 bilhão de crianças morrem anualmente no mundo, devido à contaminação da água e a falta de sanemento básico, dados do Unep Brasil. Assustador! Se a população atingir o patamar de crescimento que se espera hoje, em 2050, pelo menos 45% da população mundial poderá sofrer com a falta de água potável. Claro que a tecnologia poderá minimizar esses problemas, mas em geral as novas tecnologias custam muito caro, e nem todos irão ter acesso aos benefícios.
Consumir Conscientemente é o primeiro passo para evitar a escassez. E para que pequenas atitudes de economia no dia-a-dia surtam grandes efeitos, cada vez mais pessoas precisam estar dispostas a ajudar e fazer a sua parte.
Sem água não há vida, mas economizar apenas água não é suficiente. o uso racional tem que se estender às outras coisas que compramos e consumimos. Consumo Consciente é comprar apenas o que é necessário, usar de modo correto pelo maior tempo que for possível e descartar de modo a permitir e reutilização ou reciclagem do material.
Sem água não há vida, mas economizar apenas água não é suficiente. o uso racional tem que se estender às outras coisas que compramos e consumimos. Consumo Consciente é comprar apenas o que é necessário, usar de modo correto pelo maior tempo que for possível e descartar de modo a permitir e reutilização ou reciclagem do material.
Afinal, você sabe o que os produtos que você compra / consome exigem do meio? Não é à toa que se fala em cadeia produtiva.
Pense em um produto...
Agora, pense nas matérias primas que foram extraídas da natureza para que ele fosse fabricado. Depois, foi trasnportado, gases tóxicos e partículas sólidas foram lançados no ar. Na fábrica, energia foi gasta para isso, água e tantos recursos de acordo que foi necessário para que o produto final estivesse completo. Cada produto tem um ônus para o meio ambiente, por menor que seja e por mais insignificante que ele pareça. Então antes de comprarmos alguma coisa, precisamos nos perguntar se aquilo é realmente necessário. Combater os desperdícios é fundamental.
A população mundial não para de crescer e nem os problemas. Não é preciso muito para enxergarmos isso. Veja como está o tempo, completamente desregulado. Chuvas excessivas causando mortes em alguns lugares, secas e calor absurdo em outros. Tornados, ciclones cada mais frequentes onde não eram comuns. Enchentes devastando cidades em todo o mundo.
Não podemos começar a agir apenas quando a nossa vida passar a ser afetada de modo insuportável. Será tarde demais. Antes de chegarmos a um ponto sem retorno, precisamos mudar nossas atitudes, principalmente nosso modo de consumir.
Triste pensar que ao invés disso, tem gente cortando árvores sem necessidade, lavando calçadas com mangueiras, jogando lixo na rua, queimando florestas. Vamos ter que pagar a conta por isso...
Pense a respeito! Mesmo pequenos esforços, quando multiplicados, surtem grandes efeitos. Além disso, cabe a nós, consumidores, escolher os produtos que agridem menos o meio ambiente, escolher aqueles cujas empresas se comprometem em reparar os danos causados... E cobrar das que não tem essas atitudes para que passem a fazê-lo.
Mudar de atitudes é uma questão de sobrevivência!
Sobrevivência, essa palavra nos remete aos primóridios, porém está cada vez mais presente.
ResponderExcluirOuvimos muito falar em "daqui 10/20 anos", como se esperassem chegar lá para começar a agir. Como fazer minha parte? Separando lixo, nada de cantarolar no banho, escovar os dentes com torneira fechada, coisas simples que todos podem fazer. E saber jogar o lixo no lixo é questão de educação.
A natureza já está dando seu recado, cabe a nós entendê-lo e agir =]
Isso mesmo Gui, concordo! As pessoas pensam que daqui a 10/20 anos, quando a corda estiver no pescoço, vão começar a mudar as atitudes. Mas será muito tarde...
ResponderExcluir